Este blog pretende mostrar várias formas de coleccionismo ligado a marcas de tabaco, com particular ênfase nas marcas portuguesas.
domingo, 29 de março de 2020
Nova tecnologia aas estampilhas fiscais
No final do ano passado foram lançados novos selos fiscais para o tabaco em Portugal produzidos pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).
A tecnologia de segurança denominada de “UniQode" foi criada através de uma parceria entre o INCM e o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Tem como objetivo evitar o contrabando e evasão fiscal e corresponde a um sistema tecnológico de codificação e descodificação de informação, composto por diferentes elementos de segurança com vários níveis de complexidade.
O sistema, que também já está a ser utilizado no Documento Único Automóvel (DUA), permite a leitura e validação da autenticidade da marca com elementos holográficos, para que os profissionais do Estado credenciados para efectuar ações de fiscalização, como, por exemplo, da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ou da Polícia Judiciária, possam verificar, em qualquer circunstância e de forma eficaz, a autenticidade da informação.
Constituída por um conjunto de tecnologias, designadamente impressões com glitter, hologramas e códigos gráficos, esta solução reúne as melhores e mais avançadas medidas de validação e segurança.
Aplicado com sucesso nos selos do tabaco e no DUA, o “UniQode”, que é uma marca registada pela INCM, pode estender-se a outros mercados, e segundo os autores "presenta um vasto leque de aplicações ao nível de protecção de marca, desde medicamentos, produtos alimentares, bebidas alcoólicas, calçado, produtos de luxo e marcas desportivas até ao marketing e comunicação".
É um dos únicos do mundo que funciona em modo "móvel" usando smatphones com app específica desenvolvida no âmbito do projeto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário